Visão do quarto de C. G. Jung na sua casa em Küsnacht, Suíça.

IAAP - International Association for Analytical Psychology

O Instituto C.G. Jung foi fundado em 1948 em Zurique, na Suíça, pelo próprio Jung, mas só em 1955 foi criada a IAAP – International Association for Analytical Psychology, como órgão regulador de cunho internacional, que autoriza e legitima suas instituições filiadas e seus respectivos cursos de formação.

AJB - Associação Junguiana do Brasil

No Brasil existem apenas duas instituições filiadas à IAAP: a SBPA – Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica e a AJB – Associação Junguiana do Brasil, fundada em S.Paulo em 11 de novembro de 1991, com Institutos em vários estados brasileiros.

IPABAHIA - Instituto de Psicologia Analítica da Bahia

O Instituto de Psicologia Analítica da Bahia, foi fundado em 12 de outubro de 2009, como uma entidade sem fins lucrativos, sendo um dos mais novos Institutos da Associação Junguiana do Brasil (AJB) filiada à IAAP e o primeiro do Nordeste.

Nossos Objetivos

O IPABAHIA visa:

  • Divulgar a obra de Carl Gustav Jung na Bahia
  • O aperfeiçoamento ético e técnico de seus membros 
  • A pesquisa nos campos de aplicação da Psicologia Analítica em seus aspectos clínicos e culturais
Casa de C.G. Jung em Küsnacht, próxima ao lago Zurique, Suíça.

Histórico da Psicologia Analítica no Brasil

A história do movimento junguiano no Brasil tem como figura exponencial a Dra. Nise da Silveira, principal responsável pela introdução do pensamento de Jung em nosso país.

Alagoana de nascimento e formada em medicina em 1926 pela Universidade Federal da Bahia, Dra. Nise foi quem primeiro estruturou um grupo de estudos junguianos em solo nacional, tendo sido a pioneira na produção de experiências clínicas baseadas nas idéias de Jung, o que possibilitou aos pacientes do Hospital Psiquiátrico D. Pedro II, no Rio de Janeiro, expressarem as imagens do inconsciente através da arte.

Em 1957, encontrou-se pessoalmente com Jung na Suíça, tornando-se a primeira aluna brasileira do Instituto C. G. Jung de Zurique.

Outros pioneiros da Psicologia Analítica no Brasil são:

Pethö Sändor – Médico húngaro radicado no Brasil em 1949, desenvolveu uma abordagem muito peculiar de psicoterapia, associando a teoria junguiana a vivências corporais, além de introduzir o pensamento de Jung na universidade brasileira. Ensinou por muitos anos na PUC-SP e teve uma influência decisiva para que lá, se construísse um dos principais centros de formação junguiana do país.

Leon Bonaventure – Analista belga, também teve grande importância na divulgação da Psicologia Junguiana no Brasil, notadamente na tradução e na edição das Obras Completas de Jung e de diversos autores junguianos.

Outros analistas que tiveram participação importante na construção do movimento junguiano no Brasil foram: Glauco Ulson, Walter Boechat e Carlos Byington.

A partir destes impulsos iniciais, a Psicologia Analítica desenvolveu-se, aqui no Brasil, através de muitos grupos de estudos e alguns cursos de especialização em diversas Universidades do país e, principalmente,  através das duas Instituições oficiais de formação: a SBPA (1978) e a AJB (1991).

Os fundadores da AJB foram Glauco Ulson, Walter Boechat, Paula Boechat, Elizabeth Zimmermann, Carlos Salles, Priscila Caviglia e Candido Vallada. Depois de alguns anos de existência, iniciou-se o processo de desdobramento em Institutos regionais. A partir de diretrizes e objetivos comuns, os Institutos são estimulados a construírem sua própria identidade.

Em outubro de 2009, após cumprir os requisitos exigidos pelo Curso de Formação de Analistas do IJUSP, Tereza Caribé recebeu a qualificação como membro da AJB e da IAAP e a autorização para fundar um novo Instituto na Bahia. Na oportunidade, foram convidados duas analistas de S. Paulo, Angela Nacácio e Aurea Roitman, para compor sua primeira Diretoria.

Marca

Rosa dos Ventos

Rosa-dos-ventos: metáfora para o processo de individuação nos mares ignotos do inconsciente; senso de direção e capacidade de registrar descobertas no ilimitado mundo da psique; importante registro para a História do Novo Mundo (ou das Índias Ocidentais), onde a Bahia ocupa um lugar de influência e centralidade.

Na época das grandes navegações no Caminho das Índias, que permitiram a inclusão do Novo Mundo ocidental, a rosa-dos-ventos traçada em pergaminho era colocada como um mostrador sobre a face da bússola. Nela, vinham marcados os pontos cardeais e as direções dos ventos.

Sua função era permitir que pudessem ser representados e localizados, com alguma precisão, rotas marítimas, linhas costeiras, desembocaduras de rios, ilhas, afloramentos rochosos, zonas de calmaria, terras desconhecidas e incidentes ocorridos durante a viagem pela vastidão incomensurável dos oceanos.

A bússola informava o Norte, ponto fixo de orientação num horizonte percebido como circular e a rosa-dos-ventos definia um campo de anotação de achados.

Escolhemos como logotipo do IPABAHIA este raro exemplar da rosa-dos-ventos, extraído da carta náutica de Jorge Aguiar de 1492, por ser uma metáfora histórica para o processo de navegação pelos mares ignotos do inconsciente.

Diretoria (2021-2023)

2022-11-23 12.59.25

Isabela Saffe

DIRETORA DE ENSINO
image (1)

Liliana Valéria Crisci Abeid

DIRETORA DE COMUNICAÇÕES
2022-11-23 16.27.51

Nina Cunha

DIRETORA ADMINISTRATIVA - DIRETORA FINANCEIRA
Tereza Caribe

Tereza Caribé

PRESIDENTE