you tubeface
  • IPA
  • IPA

Mitologias para o século XXI e além. Nos dias 20, 21 e 22/10 evento com Robert Walter no Rio Grande do Sul.

Mitologias para o século XXI e além. Nos dias 20, 21 e 22/10 evento com Robert Walter no Rio Grande do Sul.

Nos dias 20, 21 e 22/10 Robert Walter estará em Porto Alegre - RS, em parceria com o IJRS para ministrar palestra sobre a Terra, espaçonave ascendente: Mitologias para o século XXI e além.

Inscrições em http://www.ijrs.org.br/#/agenda/162

Sinopse:


Joseph Campbell observou que cada mitologia é "a religião de outra pessoa." Nesta conversa, serão considerados seus pensamentos sobre as mitologias de hoje e as do futuro. O "futuro"? Desde tempos imemoriais os profetas têm declamado, os artistas têm conjurado utopias e distopias, e sedutores charlatões têm tentado os crédulos com promessas. Mas quando o amanhã chega muitas vezes não é o que tínhamos imaginado. Joseph Campbell tem algumas coisas a dizer sobre isso.
Nadamos hoje em um mar (metafórico) sempre agitado, repleto de destroços e refugos culturais, e continuamente golpeado por ondas de mudança. Milhões de refugiados foram derrubados por guerras, déspotas genocidas e jihadis, pandemias e eventos geofísicos como mares crescen tes, terremotos, tempestades, inundações, fome. Por que nossos esforços para enfrentar tais catástrofes e viver pacificamente são tão frequentemente frustrados pela territorialidade, inimizade tribal, rivalidade ancestral, escassez percebida, proclamação divina ou outra antiga superstição? Joseph Campbell tem muito a dizer sobre como nossas mitologias, as histórias e os sistemas de crenças que fazem parte de nossas vidas, muitas vezes nos derrotam colocando-nos um contra o outro.
Muitos - a maioria? - reconheceremos que enfrentamos desafios imensos individualmente e como uma espécie, bem como, um futuro muito incerto. Alguns - muitos? - retiram-se, levantam suas pontes levadiças (metafóricas), e reforçam seus fundamentos. Outros soldados, sem dúvida, quixotescamente, tentam transformar sagas exclusivas em crônicas inclusivas em toda a Terra, as mitologias do futuro. Joseph Campbell tem muito a dizer sobre como nossas mitologias inseridas devem ser reimaginadas para o sécu lo XXI e além, bem como o modo de fazer isso. Em nosso tempo juntos, iremos explorar seus pensamentos.
E o Wokshop: Explorando sua mitologia pessoal: A jornada de um herói.
Nossa consciência orientada para o exterior, dirigida às exigências do dia, pode perder o contato com as forças internas; e os mitos são os meios para nos trazer de volta ao contato. Eles estão nos dizendo, na linguagem de imagem, sobre os poderes da psique que devem ser reconhecidos e integrados em nossas vidas, poderes que têm sido comuns ao espírito humano desde sempre e que representam a sabedoria da espécie, pela qual resistimos aos milênios. - Joseph Campbell, Mitos para viver.
Como você conhece os mitos que moldaram sua vida? Que "poderes da psique" estão aguardando seu reconhecimento? Você pode visualizá-los, incorporá-los, integrá-los em sua história de vida? Isso vai fazê-lo adicionar à nossa "sabedoria de espécies" como nos moveremos para o novo milênio? Este workshop irá examinar essa s questões. Nós desdobraremos uma série de ferramentas de nossa caixa de ferramentas mitológica em nossa exploração, seriamente lúdica, dos alcances exteriores do espaço interior. Incluiremos atividades individuais, em pequenos grupos e coletivas, proporcionando oportunidades de reflexão e expressão, na busca de metáforas radiosas para iluminar nossas viagens.
Robert Walter

VII Congresso Latinoamericano de Psicologia Junguiana. Bogotá, Colombia, 11 a 14 de Julho de 2018.

VII Congresso Latinoamericano de Psicologia Junguiana. Bogotá, Colombia, 11 a 14 de Julho de 2018.

Aberto prazo para entrega de trabalhos. Até 31 de Agosto de 2017. Para maiores informações escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.